Por TargetTrust em de de

O que é DevOps? Metodologia, benefícios e ferramentas!

O que é DevOps? Metodologia, benefícios e ferramentas!

Antes de tudo, é preciso esclarecer que ainda não existe uma resposta clara para está pergunta (O que é DevOps?). Existem muitas opiniões e contra opiniões sobre o tema. É uma cultura? Um Cargo? Uma metodologia? Ou apenas uma forma nova de pensar? Confira a charge aqui

Acredita-se que DevOps é um termo em constante movimento e evolução e que não deve ser muito limitado no momento. Contudo, podemos comentar sobre a temática, ferramentas e ideias que cercam o termo DevOps.

O DevOps surgiu da necessidade de melhorar a agilidade das entregas no setor de TI. O movimento DevOps foca em aperfeiçoamento da comunicação, colaboração e integração entre desenvolvedores de software e administradores da infra de TI. Modificando a antiga dinâmica, onde desenvolvedores e gerentes de infra eram vistos como ilhas isoladas livres de intercomunicação e cooperativismo.

Diferente, o DevOps reconhece está interdependência entre desenvolvimento de software e infra, desta forma, contribui de forma efetiva para a organização da produção de softwares e serviços de TI, aumentando expressivamente a eficiência e a rapidez.

2009, onde tudo começou…

Em 2009, uma tempestade de metodologias e pensamentos se formou: Agile, TOC – Theory of Constraints, Systems Thinking & Dynamics, Lean e outras metodologias para a gestão dos serviços de TI se juntaram, em uma série de seminários, conferências e palestras ao redor do mundo, até que, de repente, transformou-se na filosofia base por trás do DevOps.

O Agile abriu o caminho para o DevOps, desviando o caminho das metodologias de desenvolvimento de software modelo cascata e indo em direção a um ciclo continuo de desenvolvimento. Entretanto, o Agile não incluía o lado da operação, o qual continuava utilizando o modelo cascata.

Hoje, através da “filosofia” DevOps, funcionalidades, responsabilidades compartilhadas e a confiança entre as partes (Dev x Infra) são itens exaltados e promovidos. A cultura estende o modelo de desenvolvimento Agile, de forma a promover a integração continua até a entrega.

Para garantir entregas continuas, o modelo encoraja automação da mudança, configurações e processos de lançamento.

Aplicações Modernas – Cloud and Out

O DevOps encontrou força inicial em diversos provedores de serviço na nuvem, com aplicações modernas rodando na nuvem, com partes que costumavam ser consideradas infra, agora diretamente no código.

Google, Amazon, Twitter e Etsy são organizações conhecidas por lançar diversos deployments por dia. Tarefa nada fácil, mas possível. Para isto, é preciso ter certeza que você não irá ocasionar algum bug no que já está rodando. O DevOps ajuda a garantir deployments frequentes com baixíssimas taxas de fracasso e breaks.

Não é à toa que está prática tem chamado a atenção do mercado. Companhias de todos os tamanhos estão começando a implementar práticas DevOps. Pequenas Startups estão usando DevOps há tempos, mesmo sem saber disto.

DevOps Tools

O DevOps prioriza a colaboração e a integração continua, além da busca por ferramentas que promovam uma certa vantagem para a automação da configuração da infraestrutura para o desenvolvimento, em uma perspectiva de ciclo de vida do produto.

Controle de versão e a automação do código para deployments são duas das ferramentas mais impactantes e comuns para o DevOps. Contudo, há diversas outras ferramentas que podem e devem ser utilizadas, como a configuration management, ticketing systems, monitoramento e provisionamento.

Ainda não está convencido?

O DevOps tem trazido muitos benefícios para as empresas que produzem soluções de TI:

  • Melhoria na frequência de deployments, disponíveis para o mercado em menor tempo
  • Taxa de failures muito baixa
  • Lead time de projetos mais curto
  • “Faster mean time to recovery”

 

Tags:

TargetTrust

Autor: TargetTrust

Escola de TI e negócios com mais de 20 anos de tradição em formar profissionais qualificados e preparados para o mercado de trabalho. São mais de 18 linhas de formação e mais de 40 cursos distintos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« Voltar para o início do blog