Por TargetTrust em de de

11 Linguagens de Programação para garantir emprego SEMPRE

11 Linguagens de Programação para garantir emprego SEMPRE

IMPORTANTE: Este artigo é uma tradução do post original da Business Insider.

Quando uma organização procura por novos talentos da programação, eles buscam pessoas que estão familiarizadas com as linguagens de programação e sistemas que eles já utilizam e, na maioria das vezes, não querem arriscar novas linguagens de programação, como Google Go e Apple Swift.

Veja as linguagens de programação que você precisa aprender caso você deseje estar sempre empregado, sugeridas pelo  TIOBE index e Redmonk, rankings de linguagens de programação:

1. Java

Originalmente criada em 1991 como uma linguagem de programação para televisões. A linguagem da Oracle (organização) é considerada a mais popular no mundo – uma posição solidificada pelo fato do Java ser crucial para o desenvolvimento de aplicações Android e diversos sistemas e softwares em organizações.

Veja cursos presenciais de Java em Porto Alegre!

2. PHP

Esta linguagem de programação focada na criação de web sites e outras aplicações WEB é incrivelmente comum – alguns estimam que é utilizada por 1/3 de toda web. Grandes sites, como WordPress, Facebook e Yahoo utilizam PHP como linguagem de programação padrão.

Entretanto, existem diversos programadores que detestam o PHP. O fundador da Stack Exchange, Jeff Atwood, uma vez escreveu

“PHP isn’t so much a language as a random collection of arbitrary stuff, a virtual explosion at the keyword and function factory.”

Em outras palavras, ele quis dizer que o PHP não pode ser considerado uma linguagem de programação, pela sua característica em disponibilizar uma grande quantidade de funções pré desenvolvidas para facilitar a codificação por parte do desenvolvedor. Enfim, é uma crítica, todas as linguagens possuem fãs e críticos.

3. Perl

Desenvolvida originalmente por um engenheiro da NASA, no final dos anos 80. A linguagem Perl é excelente para processar texto e muitos desenvolvedores a adoram pelo seu poder e flexibilidade.

Já chegou a ser declarada como “the duct tape of the web (A fita adesiva da web)”, por ser uma linguagem de programação excelente em manter/ reparar websites, contudo, não é considerada uma linguagem elegante para se trabalhar…

4. C

Uma das linguagens de programação mais antigas ainda sendo utilizada em larga escala, C foi originada no inicio dos anos 70. Em 1978, o manual de 800 páginas da legendária linguagem C, intitulado de “The C Programming Language (A linguagem de programação C)” foi lançado pela primeira vez (veja abaixo).

5. Objective-C

A linguagem de programação C, a original, foi tão influente e inspiradora que originou muitas outras sucessoras com nomes similares. Todas (C++,C#, Objective-C…) inspiradas na original, mas acrescentando novas funcionalidades. O Objective-C é um caso.

A Objective-C cresceu em popularidade por ser a linguagem standard (padrão) para o desenvolvimento de aplicações mobile para iPhone (iOS). Apesar da Apple estar empurrando os desenvolvedores para a sua nova linguagem de programação, Swift, o Objective-C permanece forte.

6. JavaScript

JavaScript é uma linguagem de programação extremamente popular e utilizada prioritariamente em aplicações web. Apesar do nome, o JavaScript não possui relações diretas com a linguagem de Programação Java, da Oracle. O JS (JavaScript) roda na maioria das aplicações Web, mas também recebe muita oposição por retardar navegadores e, em alguns casos, expor usuários a vulnerabilidades de segurança.

Curso de HTML, CSS e JavaScript em Porto Alegre/RS

7. Visual Basic

Visual Basic, a linguagem de programação da Microsoft (e sua sucessora, a Visual Basic .NET) tentam transformar o ato de programar mais fácil, através de um elemento gráfico que possibilita utilizar funções de “clicar e arrastar” em partes de um programa.

É uma linguagem antiga e alguns ainda comentam que o VB carece de funções comparando-se com outras linguagens. Entretanto, graças a curadoria da Microsoft, ainda possui muitos usuários.

8. Ruby

Como Python (próxima linguagem de programação deste ranking), desenvolveres gostam desta jovem linguagem pelo fato de ser extremamente fácil de ler e escrever códigos. Além do Ruby, o Rails (Ruby on Rails ou RoR) também é muito popular, o framework que simplifica a utilização do Ruby e, por consequência, a criação de aplicações Web.

O lema oficial da linguagem é “O melhor amigo do programador”.

9. Python

Esta linguagem de programação tem origem em 1989 e é amada pelos seus fãs e pelo seu código altamente legível. Muitos programadores sugerem que é a linguagem de programação mais fácil para se começar a programar.

10. CSS

Abreviatura para “Cascading Style Sheets,” CSS é uma “linguagem de programação” voltado ao design, formatação e layout de aplicações Web.

“CSS não é linguagem de programação!” Pois é, de fato não podemos considerar o CSS como uma linguagem de programação propriamente dita. Contudo, lembramos que este post é baseado no ranking da TIOBE index e Redmonk, instituições de referência no mercado de TI. Controvérsias a parte, veja um jogo desenvolvido com 100% de CSS e nada de JavaScript.

Curso de HTML, CSS e JavaScript em Porto Alegre/RS

11. R

Esta é a linguagem de programação favorita de estatísticos e qualquer um que faça análise de dados. Google e outras grandes organizações apoiam a linguagem R, pelo poder que dá a seus matemáticos e estatísticos.

Tags:

TargetTrust

Autor: TargetTrust

Escola de TI e negócios com mais de 20 anos de tradição em formar profissionais qualificados e preparados para o mercado de trabalho. São mais de 18 linhas de formação e mais de 40 cursos distintos!

13 Comments

TargetTrust

Pedro, é verdade. Concordamos em partes… Até por isso, está entre aspas no texto. Contudo, é inegável que muito é possível com CSS. Veja, por exemplo, este jogo que foi criado utilizando 100% de CSS e nada de JS – http://codepen.io/elad2412/pen/hBaqo

Controvérsias a parte, lembro que esse ranking é baseado em instituições de referência no mercado, a TIOBE index e a Redmonk. Neste caso, não poderíamos simplesmente ignorar essa linguagem de estilo.

Reply
RafaBala

É por isso que no texto está entre “parênteses”!! ” linguagem de programação” …

Reply
Pauo

Muito legal. Acho que faltou mencionar o HTML, que apesar de não ser propriamente uma linguagem de programação, é essencial por exemplo para trabalhar juntamente com o CSS, Javascript, PHP e outras linguagens Web.

Reply
HELIO JR.

Bom dia.
Gostaria de iniciar meu aprendizado em linguagem de programação, começando pelo Python. Alguém pode me ajudar?

Obrigado

Reply
Laisy Borges Rocha

Oi Helio, tudo bem com você?
Ótima escolha! Python está crescendo muito no universo da TI, inclusive foi escolhida como a linguagem do ano pela TIOBE, o que significa que os espaços e oportunidades ao redor da linguagem só tendem a expandir!
Se você está entrando nesse mercado, é importante que comece pelo começo: muito estudo em lógica de programação, orientação a objetos e banco de dados!
Qualquer dúvida entre em contato conosco! Temos vários cursos que podem te ajudar a entrar nesse universo 🙂

Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« Voltar para o início do blog