Por TargetTrust em de de

As habilidades que o profissional de TI precisa desenvolver [2021]

As habilidades que o profissional de TI precisa desenvolver [2021]

O progresso profissional e das sociedades em nível global está cada vez mais conectado à tecnologia. Os profissionais de Tecnologia da Informação (TI) são essenciais nessa equação. Entre as habilidades de TI estão o desenvolvimento, a programação e o raciocínio lógico, que são base para todo progresso.

Entretanto, junto com a alta velocidade proporcionada pelas novas tecnologias, a pandemia também somou forças e acelerou ainda mais as mudanças e o progresso.

Dessa forma, nem tudo que o mercado profissional de TI exigia no começo de 2020 faz sentido para 2021. E não se assuste: as mudanças ágeis continuarão existindo havendo pandemia ou não. Portanto, é necessário preparo!

De acordo com o relatório The Future of Jobs, divulgado pelo Fórum Econômico Mundial em outubro de 2020, a automação irá eliminar 85 milhões de empregos até 2025. Mais do que isso, a divisão de trabalho entre humanos, máquinas e algoritmos irá criar 97 milhões de oportunidades.

O futuro é promissor para quem se qualificar. Não sabemos ainda nem os nomes das novas profissões que virão, mas certamente envolverão Soft e Hard Skills necessárias à área de TI.

Por falar em qualificação, é importante que você se habitue a estar em constante atualização. De acordo com o escritor Alvin Toffler, o analfabeto do século XXI não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender e reaprender.

Está se tornando comum o uso do termo Beta para nós, seres humanos, justamente porque nosso conhecimento nunca estará definitivamente “finalizado”.

 

As principais competências para começar a desenvolver hoje

O relatório do Fórum também aponta que a tecnologia é essencial para o avanço do mundo. As Soft Skills como pensamento analítico, criatividade e capacidade de resolver problemas complexos vêm ganhando cada vez mais força.

Isso é fácil de explicar. A tecnologia não é útil se não houver sentido em utilizá-la. Ou seja, se não resolver problemas.

É aí que o combo análise + criatividade + resolução de problemas se potencializa quando o profissional possui formações de valor em TI.

Confira 10 principais competências apontadas como essenciais pelo Fórum Econômico Mundial para serem desenvolvidas até 2025:

  • Pensamento analítico
  • Aprendizagem ativa
  • Capacidade de resolver problemas complexos
  • Pensamento crítico
  • Criatividade
  • Capacidade de liderar e influenciar
  • Capacidade de monitorar e usar tecnologia no trabalho
  • Resiliência
  • Raciocínio voltado a resoluções
  • Habilidades em autogestão

 

As oportunidades no mercado de trabalho para o profissional de TI

É importante que desde os primeiros passos você opte por instituições de ensino que lhe ajudem a desenvolver o pensamento crítico. Ou seja: como pensar, e não o que pensar.

Uma das áreas mais promissoras em 2021 é a de Marketing Digital. Isso porque a pandemia acelerou a entrada de empresas nos ambientes digitais, que passaram a investir em sites, e-commerce e presença nas redes sociais.

Por falar em empresas, o empreendedorismo também está passando por mudanças significativas. O empreendedor do futuro precisa não só conhecer os avanços tecnológicos, como também deverá analisar dados e desenvolver sua inteligência de mercado (Business Inteligence – BI).

No caso do empreendedor não saber ao menos uma dessas áreas, não há como evitar que uma equipe seja desenvolvido para atender a essa crescente demanda. Portanto, você pode aproveitar as oportunidades empreendendo, se tornando sócio de negócios modernos, ou como funcionário de áreas essenciais para o sucesso das empresas.

 

A escola do presente que desenvolve profissionais do futuro

A TargetTrust tem como missão desenvolver profissionais altamente qualificados nas áreas de TI e negócios, reconhecidos e valorizados pelo mercado pela excelência na sua formação.

Nosso objetivo é ser referência de qualidade e diferenciação na formação de profissionais da área de tecnologia no Brasil, com opções de cursos EaD e presenciais. Para fazer isso, temos pilares bem estruturados que focam na educação e no aprendizado. Eles são:

  • Compromisso com o aprendizado do aluno;
  • Eficácia na prestação de serviços;
  • Ética e transparência nos relacionamentos;
  • Constante atualização tecnológica;
  • Relacionamento com o Mercado;
  • Comprometimento;
  • Evolução profissional e corporativa.

Confira alguns cursos especiais para profissionais de TI terem sucesso em 2021:

Metodologias Ágeis

Jornada Data Driven

Análise de Negócios no Mundo Ágil

Tags: , , , ,

TargetTrust

Autor: TargetTrust

Escola de TI e negócios com mais de 25 anos de tradição em formar profissionais qualificados e preparados para o mercado de trabalho. Agora, com aulas EAD para o contínuo aprendizado de nossos alunos! :) #vempratt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« Voltar para o início do blog