Curso de Design Thinking e User Experience (UX) em Porto Alegre

Carga horária: 32h

Local: Porto Alegre / RS

Modalidade: Curso Presencial

Design Thinking e User Experience (UX)

Pode não parecer, mas podemos aplicar UX e DT em tudo no nosso dia-a-dia!
Empresas de sucesso como Uber, Nubank e Airbnb já sabem disso e provam mostrando que o ser humano é o segredo de qualquer negócio de sucesso! Seja para encontrar soluções criativas, eficazes e ágeis, como para fidelizar clientes a partir da experiência deles.

Neste curso, você irá aprender a utilizar comportamento humano a favor do negócio e usar a criatividade para re solver problemas complexos em organizações e na sociedade como um todo. Em UX veremos, na prática, técnicas de como formular e aplicar um teste de usabilidade e também como a arquitetura da informação, design cognitivo e design emocional podem auxiliar na hora de você montar seu sistema de experiência. Já em  DT, conheceremos as etapas de Imersão, Ideação e Prototipação, além de aprender as técnicas e ferramentas da metodologia: mapa de valor, mapa de stakeholders, elevator pitch, criação de personas, jornada do herói, os 4C’s e o teste NUV!

Usar a metodologia Design Thinking juntamente com o conceito User Experience pode ser o principal fator que diferencia grandes negócios de pequenas aventuras comerciais. Garanta já sua vaga e acorde o profissional inovador que mora aí dentro!

PRÓXIMAS TURMAS

Não encontrou a turma que deseja? Confira a agenda completa

  • 11/11/2019 a 21/11/2019 | Noite: 18:45 às 22:45 | Duração: 32h
  • 06/01/2020 a 15/01/2020 | Noite: 18:45 às 22:45 | Duração: 32h
  • Confira a agenda completa

– Entender o que são DT e UX e seus principais conceitos
– Capacitar o aluno para utilizar os conceitos, técnicas e práticas do Design Thinking
– Auxiliar, de forma colaborativa, na identificação e modelagem de uma proposta de valor
– Demonstrar e validar a proposta de valor através de técnicas de prototipação
– Testar soluções e identificar possíveis melhorias
– Conhecer e aplicar as mais diversas técnicas e ferramentas da metodologia DT: mapa de valor, mapa de stakeholders, elevator pitch, personas, jornada do herói, os 4C’s e teste NUV
– Conhecer e praticar técnicas de Storytelling, Bodystorming, Brainstorming e Gamification
– Aprender a trabalhar com resolução de problemas que atendam as necessidades reais do usuário/cliente final
– Entender a diferença entre UX, UI, Design e Usabilidade
– Entender o comportamento de compra do consumidor na era da economia da experiência
– Aprender sobre Design Cognitivo x Design Emocional
– Trabalhar com a arquitetura de sistema e Card Sorting
– Alinhar a UX Strategy aos objetivos do negócio
– Trabalhar com o Model Business Canvas
– Aprender sobre UX Research (Benchmark, personas e pesquisa)
– Entender o que é usabilidade e aprender a criar e aplicar testes
– Aprender a calcular o retorno do investimento em UX
– Entender porque micro interações são fundamentais para a UX
– Trabalhar com cases atuais

– Não há pré-requisitos

Curiosos, estudantes ou profissionais que já atuam em qualquer área e querem aprender a pensar em soluções criativas e eficazes. Esse curso também é para aqueles que querem entender como criar uma estratégia de experiência para fidelizar clientes e ganhar fãs. Para quem quer inovar e mudar mindsets! 

1. Um novo olhar sobre a inovação: apresentando o Design Thinking
– Novo modelo mental de Inovação
– O que é Design Thinking?
– Design centrado no ser humano
– Pilares do Design Thinking
– Cases sobre Design Thinking

2. Empatia, Colaboração e Experimentação
– O poder da cultura nas organizações
– Ativando a empatia no grupo
– Desenvolvendo a colaboração
– Experimentação através da extração e priorização de hipóteses

3. Divergência e Convergência de Ideias
– Imersão
– Ideação
– Prototipação
– Implementação

4. Prototipando e Iterando
– O que são protótipos
– A importância do falhar rápido, aprender rápido
– O conceito de protótipo sujo e barato (tipos de protótipos)
– Construir, medir, aprender – A startup enxuta

5. MVP e MVS
– Visão do Produto
– Elevator Pitch
– Os 4C’s
– Teste NUV

6. Introdução a UX e UI
– O que é User Experience?
– Conceitos
– Cases atuais

7. Design Cognitivo x Design Emocional
– Lembrar é mais fácil que aprender
– Porque gostamos ou não de um objeto?

8. UX Strategy
– Model Business Canvas
– Como alinhar a estratégia ao negócio

9. UX Research
– Benchmarking
– Personas
– Pesquisas
– Mapa de empatia
– Mapa de valor
– Mapa de stakeholders

10. Arquitetura da Informação e Card Sorting
– Como estruturar as informações
– Sistema de navegação

11. Usabilidade e Testes de Usabilidade
– Avaliação Heurística
– Como criar um teste de usabilidade
– Aplicando testes de usabilidade
– Testes de acessibilidade

12. Métricas de Sucesso
– Como calcular o Retorno sobre o investimento?
– Porque micro interações importam
– Cartões de teste
– Lições aprendidas
– Heart
– NPS
– CET
– CSAT

  • Curso de Design Thinking – Criando soluções Inovadoras

    Apresentou domínio do assunto, disposição para modificar as tarefas para se adequar a turma e muito aberto a perguntas.

    Greice Vargas- 26/11/2018

  • Curso de Design Thinking – Criando soluções Inovadoras

    Eu gostei muito do curso. Ele atendeu minhas expectativas. A instrutora Luana tem muito conhecimento sobre o assunto e fomenta a discussão e interação entre os alunos. Recomendo este curso para quem conheço!

    Carlos Lopes – 02/03/2017

  • Curso de Design Thinking – Criando soluções Inovadoras

    A Luana é uma excelente professora, gostei demais da didática e do conhecimento que possui. Superou minhas expectativas.

    Jaime Lohmann – 22/02/2017