Por TargetTrust em de de

Oracle Application Express – A comunidade APEX

Oracle Application Express – A comunidade APEX

O que é Oracle APEX?

O Oracle Application Express, ou simplesmente Oracle APEX, é uma plataforma de desenvolvimento de baixa codificação (low-code) para desenvolvimento de banco de dados e aplicações web. Usando apenas um navegador da Web, o programador pode desenvolver e implementar aplicações web escaláveis, seguras, responsivas e totalmente integradas ao Banco de Dados Oracle.

A missão do APEX é eliminar a complexidade de desenvolvimento, fornecendo uma interface rica e intuitiva baseada em browser. Apesar de sua simplicidade, com o APEX podemos criar uma grande variedade de aplicativos, sejam elas básicas ou com funcionalidades avançadas.

Por seu uso se dar através do navegador e utilizar apenas linguagem SQL e PL/SQL, com o Oracle APEX é possível desenvolver soluções mais rapidamente e por um custo menor, dispensando conhecimentos aprofundados, mas sem perder qualidade no desenvolvimento.

Low-code: quais os benefícios?

Conforme material da Blend IT, quando falamos em plataformas low-code, estamos falando plataformas baseadas em interfaces gráficas para usuários. Plataformas low-code permitem que se trabalhe com codificação tradicional sem necessariamente conhecer linguagens de programação.

Estas plataformas também facilitam o trabalho no sentido que elas eliminam a necessidade de criar estruturas, vincular diferentes bancos de dados e outras tarefas que normalmente são necessárias.

Para que o APEX pode ser usado?

Plataformas low-code auxiliam, como vimos, na simplificação e agilidade do trabalho de programação. O Oracle APEX, por sua versatilidade, pode ser usado para criar uma grande variedade de aplicativos para qualquer setor: do aplicativo mais simples que é transformado em um aplicativo web, a um aplicativo de missão crítica que é acessado diariamente por dezenas de milhares de usuários.

O Oracle APEX também pode ser usado para criar aplicativos internos, utilizados por poucos usuários, por um departamento ou pela organização inteira, ou para criar aplicativos abertos ao público utilizados por clientes ou parceiros. A medida que a comunidade APEX vai explorando as capacidades da plataforma, identificamos sua utilização em campos ainda mais variados, tais como gerenciamento de IoT (Internet of Things, ou Internet das Coisas), aprendizado de máquina, aplicativos de blockchain, computação espacial, etc.

Pode-se dizer que o Oracle Apex é framework pronto para uso no Banco de Dados Oracle, com dicionário bootstrap embarcado, amplo dicionário javascript próprio, gráficos em javascript puro, além de wizards para construção de objetos robustos.

Tem amplo uso?

Devido ao constante crescimento do mercado de TI e Ciência de Dados, e às facilidades que o Oracle APEX proporciona, cada vez mais seu uso tem se tornado relevante. Por exemplo, o Grupo Vodafone, gigante alemão na comunicação, automatiza o gerenciamento de infraestrutura do seu centro de dados com o APEX. O Grupo começou utilizando a plataforma apenas para um painel de controle de KPI simples, mas acabou ampliando o uso para criar aplicativos complexos de provisionamento de infraestrutura que auxiliam no gerenciamento de ambientes de armazenamento, banco de dados e espaço no rack.

Outro grande usuário e case de sucesso no uso de Oracle Apex, a empresa Siemens Mobility, conseguiu reduzir a complexidade de um de seus principais projetos com o Oracle Cloud. Graças ao uso do Oracle APEX, aliado ao Oracle Cloud Infrastructure e ao Oracle Autonomous Transaction Processing, a Siemens Mobility agora tem um processo de gerenciamento de documentos mais eficiente e conveniente que requer o mínimo de administração e treinamento.

Com resultados bastante relevantes, temos também o caso do Grupo Arcor. Com a criação de um aplicativo simples utilizando Oracle APEX, a empresa argentina conseguiu unificar o rastreamento de incidentes. Em 2016, eles precisaram de uma solução para integrar seu aplicativo de gerenciamento de serviços de TI com seu aplicativo de banco de dados, que rastreava correções de dados. Usando o Oracle APEX no Oracle Cloud Infrastructure, a Arcor criou uma solução unificada que rastreava incidentes e resoluções.

Estes são apenas alguns dos cases de sucesso mais conhecidos do uso da plataforma. É provável que pesquisando mais a fundo em meio à vasta comunidade APEX, encontremos ainda mais casos de sucesso, com soluções simples ou complexas, mas igualmente relevantes para seus usuários.

A Comunidade APEX

Comum no mundo de programadores e desenvolvedores, a criação de comunidades em torno de linguagens ou plataformas é comum. Membros destas comunidades costumam interagir, compartilhando conhecimentos, ferramentas, projetos, etc, colaborando entre si e fomentando o aumento do suporte mútuo.

Inclusive, no site da empresa, existe uma área destinada apenas à comunidade APEX, onde a própria Oracle fomenta eventos e divulga informações. Nesta área do site, podemos inclusive encontrar ferramentas desenvolvidas pela própria comunidade APEX que, apesar de não serem parte da plataforma e não serem atendidas pelo suporte Oracle, são divulgadas para usuários aprimorarem o desenvolvimento com o framework.

Mais uma amostra do apoio da Oracle à comunidade APEX é a área do site onde eles divulgam sites de comunidades ou, como eles mesmos falam, sites baseados em comunidades, criados pelas comunidades e para as comunidades. Aqui ainda indicam o canal de Slack e o Fórum para que membros da comunidade se comuniquem e tirem dúvidas relacionadas à plug-ins de terceiros e outros recursos.

Aprenda e desenvolva você mesmo

Caso tenha se interessado pela plataforma e queira ser membro da comunidade APEX, considere conhecer mais sobre nosso curso EAD e comece a desenvolver, você também, aplicações utilizando Oracle APEX.

Autor: TargetTrust

Escola de TI e negócios com mais de 25 anos de tradição em formar profissionais qualificados e preparados para o mercado de trabalho. Agora, com aulas EAD para o contínuo aprendizado de nossos alunos! :) #vempratt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS

« Voltar para o início do blog