o futuro do emprego ti

Entenda por que o futuro do emprego está na TI

Um levantamento do Programa de Estudos do Futuro (Profuturo), projeto da Fundação Instituto de Administração, apontou as áreas em que deve haver uma maior busca por profissionais qualificados até 2025. As profissões do futuro, segundo o estudo, estarão nas áreas de:

  • Saúde
  • Tecnologia da Informação (TI)
  • Recursos Humanos
  • Marketing e Vendas
  • Direito
  • Sustentabilidade

Não é novidade que a área de tecnologia ocupa uma parcela cada vez maior do mercado de trabalho com o passar dos anos. Uma pesquisa da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação feita em 2018 mostrou que o mercado de TI estava entre os segmentos que mais empregavam no Brasil, com mais de 1,3 milhão de vagas de trabalho. 

A razão está na importância crescente da tecnologia não só nas organizações como na vida em sociedade em geral. Isso cresceu ainda mais neste ano com a pandemia da Covid-19. Em junho de 2020, Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) apontou que o teletrabalho foi adotado por 40,5% dos brasileiros. Para ajudar nessa transformação para o trabalho remoto, um grande número de empresas começou a utilizar a nuvem, por exemplo.

Antes mesmo de todas essas mudanças, o mercado de TI já tinha um grande déficit por causa de sua alta demanda, além de um disparo nas buscas por cursos na área, tanto em nível bacharelado quando tecnólogo.

Porém, como já explicamos, TI é uma área e dentro dela existem diversas opções de profissões. Abaixo, apontaremos algumas das mais valorizadas atualmente e as que vão chamar atenção no futuro.

Os profissionais de TI mais valorizados

Segundo dados da Panorama Search divulgados pela Você S/A no início deste ano, CTOs e CIOs são os profissionais mais valorizados no mercado de TI da América Latina atualmente. Esses cargos foram citados por 59% das empresas brasileiras de recrutamento entrevistadas para a pesquisa.

CIO, ou Chief Information Officer, é o cargo mais alto de TI nas empresas. O trabalho deste profissional inclui a responsabilidade pela infraestrutura, sistemas e, em alguns casos, segurança de dados.

Já o CTO, Chief Technology Officer, tem a função de trazer inovações tecnológicas e novas ferramentas para todas as áreas da empresa. Ambos cargos têm um salário entre 30 a 60 mil reais.

Além dos CIOs e CTOs, outras carreiras de tecnologia muito bem valorizadas no Brasil são: marketing digital e cientistas de dados. Estes profissionais são, então os mais procurados nos quadros tecnológicos das organizações.

Porém, as possibilidades do mercado de TI não ficam por aqui. E, como tudo que envolve tecnologia, as opções evoluem e crescem cada vez mais.

Mercado de TI: as carreiras do futuro

Inteligência artificial, e automação de modo geral, são alguns dos principais fatores impactando o trabalho hoje. E a tendência é que isso continue crescendo no futuro, algo que irá influenciar na área de tecnologia da informação.

O MIT Technology Review e o portal CIO listaram algumas das principais carreiras do futuro no setor. Veja algumas das profissões que estão nessas listas:

Treinador de máquinas

Um software de inteligência artificial demanda muito trabalho e milhares de dados para se tornar inteligente e ser capaz de produzir ao lado de um humano. Para isso, é necessário que profissionais de robótica com conhecimento sobre big data analytics, estatística e programação e pré-processamento de bases de dados o treine.

Engenheiro de Inteligência Artificial

Com uma formação em ciência da computação ou matemática, de preferência mestrado ou doutorado, engenheiros de IA também devem dominar linguagens de programação como Python, Java e Scala. Além disso, entender pré-processamento de bases de dados, assim como ter capacidade de comunicação e de análise de dados, é essencial.

Cientista de dados

Já entre as carreiras mais requisitadas hoje, sua importância pode crescer ainda mais no futuro. Cientistas de dados devem ter visão estratégica, entender de modelos de negócio, alta capacidade de resolução de conflitos, além de estatística e linguagem de programação  Python, SQL, Docker e Bi ou outro software de visualização. Data analytics, matemática avançada e boa capacidade de comunicação também estão na lista de habilidades desejadas. 

Analista de Business Intelligence (BI)

Nesta profissão extremamente valorizada, conseguir ler e analisar dados, criar relatórios e montar bases de dados é extremamente importante. A diferença dos analistas de BI para os cientistas de dados é que a profissão é um pouco mais técnica. Por isso, é necessário conhecer ferramentas de extração, transformação e apresentação dos dados. Processamento analítico online e alta habilidade em escrita de códigos são conhecimentos nos quais profissionais dessa área devem focar.

Outras possíveis carreiras em tecnologia

Abaixo, listamos algumas outras possíveis carreiras na área de tecnologia, de acordo com dados da Você S/A:

  • Profissional de marketing digital
  • Profissional de estratégia digital
  • Profissional de transformação digital
  • Gerente de cibersegurança
  • Profissionais de comércio eletrônico
  • CDO (Chief Data Officer)
  • Gerente de inovação digital
  • Scrum master
  • Gerente de mudança digital numa visão de RH com foco na transformação cultural/digital

A TargetTrust pode ajudar você a construir uma carreira na área ou aperfeiçoar seus conhecimentos do mercado de TI para avançar ainda mais na sua profissão.

Sobre a TargetTrust

A TargetTrust tem como missão, desenvolver profissionais altamente qualificados nas áreas de TI e negócios, reconhecidos e valorizados pelo mercado, pela excelência na sua formação. 

Nosso objetivo é ser referência de qualidade e diferenciação na formação de profissionais da área de tecnologia no Brasil. Para fazer isso, temos pilares bem estruturados que focam na educação e no aprendizado. Eles são:

  • compromisso com o aprendizado do aluno;
  • eficácia na prestação de serviços;
  • ética e transparência nos relacionamentos;
  • constante atualização tecnológica;
  • relacionamento com o Mercado;
  • comprometimento;
  • evolução profissional e corporativa.
  •  

Confira alguns dos nossos cursos abaixo:

 

plugins premium WordPress