Por TargetTrust em de de

Qualidade de Software? O que é e porque você precisa ter!

Qualidade de Software? O que é e porque você precisa ter!

Se você está dando os seus primeiros passos rumo a Tecnologia da Informação (TI) ou, mais especificamente, a área de Testes de Software, este vídeo é totalmente recomendado para você. Nele, o instrutor da TargetTrust, Roger Ritter, irá explicar sobre a área de qualidade de software: O que é, para que serve e porque é essencial realizar Testes de Software.

Conceitos Básicos de Testes de Software

O vídeo possui, como objetivo principal, “Apresentar os conceitos básicos de Testes de Software, no panorama atual, dando ênfase em sua importância como atividade”.  Entretanto, esta apresentação vai além e termina respondendo diversas dúvidas comuns aos profissionais que estão ingressando neste mercado promissor!

Este vídeo foi gravado para o Congresso de TI 2014.

É realmente necessário realizar Testes de Software?

A palestra pode ser dividida em três etapas: Uma parte mais inicial, onde o instrutor irá tratar de elucidar conceitos e responder a famosa pergunta: “É realmente necessário realizar Testes de Software?” Nesta etapa, exemplos onde Testes de Software poderiam desempenhar um papel crítico e vital são apresentados. Além disto, casos históricos, tanto para o cenário brasileiro, quanto para o cenário mundial, onde Testes de Software eram visivelmente requisitados, mas não foram devidamente desempenhados. 

Visões de Qualidade de Software e Falhas

Em um segundo momento, são apresentados os diferentes visões de Testes de Software, ou seja, como a área de Testes de Software é vista pelos diferentes perfis de pessoas, isto é, a visão de um usuário é totalmente diferente da visão do desenvolvedor que, por sua vez, é distinta da visão do empreendedor. O que cada um destes perfis almeja com Testes de Software? E, aprofundando no assunto, o que você, como um excelente testador, deve ater-se, caso queira acumular promoções e elogios por onde passas? O que você e o seu chefe precisam saber sobre falhas? como antecipar e/ou preveni-las?

Testes de Software na Prática

Ao finalizar a apresentação, Roger Ritter ainda comenta um pouco sobre a prática do testador de software, ou seja, o que realmente acontece com Testadores no dia-a-dia e o que é necessário para ser um testador de qualidade.

Perguntas a serem respondidas…

– O que é “qualidade de Software” ou “Software de Qualidade”? O que define se um software é de qualidade ou não?

– Qual é a verdadeira necessidade de realizar Testes de Software? O que pode acontecer caso estes Testes não sejam realizados?

– Como empreendedor, preciso ter um setor especifico para qualidade de software (QA / QC)? Testar é caro? Qual é o custo de uma falha em meu software? Quais são as consequências de uma falha? Perda de produtividade? Reputação? É possível antecipar uma falha? Quanto economizo antecipando uma falha?

– Visões de Qualidade de Software: conheça as diferentes visões que qualidade de software possui: usuário (facilidade, praticidade, desempenho, confiabilidade, preço…), desenvolvedor (manutenção, baixa taxa de defeitos, conformidade em relação a requisitos…) e organização (prazo, previsão de custo, produtividade…).

– Por que falhas acontecem? Qual é a importância de definir bem os requisitos? Falhas são passíveis de detecção? Quando? A qual custo? Consequências de não detectar uma falha em tempo? Softwares que apresentam falhas possuem baixa qualidade de software? Softwares de qualidade não apresentam nenhuma falha?

– Na prática, como testar um software? Diferença entre Verificação e Validação? Diferença entre Qualidade do Produto e Qualidade do Processo? Diferença entre Quality Assurance (QA) e Quality Control (QC)? Qual é o perfil do Testador Ágil? Quais são as suas responsabilidades?

Tags:

TargetTrust

Autor: TargetTrust

Escola de TI e negócios com mais de 20 anos de tradição em formar profissionais qualificados e preparados para o mercado de trabalho. São mais de 18 linhas de formação e mais de 40 cursos distintos!

4 Comments

Silene Silveira

Adorei o Artigo, estou começando nessa Área de Teste e preciso de informações sobre Teste e Qualidade Primordial para desempenhar um trabalho de Qualidade para que o Cliente se sinta seguro e satisfeito com o Sistema que utiliza.Parabéns pelo artigo fico no aguardo de mais informações sobre o assunto

Reply
TargetTrust

Ficamos muito agradecidos por ouvir isto, Silene! Em breve, faremos mais posts sobre esta área que só tem a crescer, a área de Testes de Software. Continue acompanhando 🙂

Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« Voltar para o início do blog