Por TargetTrust em de de

Retenção de talentos em TI: como e por que seu negócio precisa focar

Retenção de talentos em TI: como e por que seu negócio precisa focar

Um dos maiores problemas nos ambientes de negócios atuais é a dificuldade em reter funcionários. Em uma era em que a busca por propósito e trabalho significativo estão em alta, é impossível fechar os olhos para essa questão. Neste artigo, vamos te mostrar por que sua empresa precisa focar em retenção de talentos em TI e como fazer isso não apenas para reduzir perdas, como para maximizar ganhos.

Se for constante em sua empresa, a rotatividade de funcionários (também conhecida como índice de turnover) é um sinal de alerta que indica que seu negócio não têm estratégias de retenção de talentos. De acordo com estudo realizado pela Robert Half entre 2010 e 2014, o Brasil é o país com o pior índice de rotatividade entre 13 nações estudadas. Enquanto a média global ficou em 38%, aqui o índice é de 82%.

A situação é ainda mais delicada no mercado de TI. Enquanto na maioria dos mercados a rotatividade ocorre porque há excesso de mão de obra qualificada, na TI o poder de decisão está nas mãos dos profissionais, não das empresas. Os motivos são simples: mão de obra escassa e facilidade em prestar serviços remotamente para todo o mundo.

Portanto, se sua empresa tem um talento, invista nele constantemente e não o perca!

Como não ser vítima da perda de talentos

Não investir em retenção de talentos gera custos elevados. Veja estes dados do estudo desenvolvido pelo Center of American Progress (CAP) referentes ao custo da perda de talentos em geral:

• 16% do salário anual para cargos de alta rotatividade e baixos salários;
• 20% do salário anual para posições de nível médio;
• 213% do salário anual para executivos de alto nível, como cargos C-Level.

Outras pesquisas indicam que o turnover pode custar entre 6 e 9 salários do funcionário substituído. Trazendo para números absolutos, substituir um profissional com salário de R$ 6 mil mensais pode custar R$ 36 mil no ano. No mínimo!

Sem dúvidas que a valorização financeira é importante para muitos funcionários. Mas dinheiro não é tudo na vida, ainda mais em um mercado em que ao natural as vagas costumam pagar bem para profissionais qualificados.

Cultura organizacional que viabilize qualificação constantejornada de trabalho flexível são outros dois fatores cruciais para conseguir altos índices de retenção de talentos. Conforme estudo realizado pela Universidade da Califórnia em 2019, funcionários felizes e realizados com o trabalho são:

• 31% mais produtivos

• 3x mais criativos

• Vendem 37% a mais em comparação com funcionários infelizes

A melhor estratégia para cultivar ambas situações em seu negócio é qualificar toda sua estrutura organizacional para ser orientada a atender aos anseios do público interno.

Pare de adiar sua estratégia de retenção de talentos

O ano de 2020 obrigou empresas de todo o mundo a demitirem funcionários massivamente. A pandemia ainda não acabou, mas já é possível enxergar a luz no fim do túnel. O que você vai tirar como aprendizado dessa crise?

Certamente reter talentos em TI está na lista dos negócios que almejam prosperar de agora em diante.

As demissões motivadas pela crise financeira são conhecidas como turnover involuntário. Nessa situação, eventualmente é difícil arcar inclusive com a manutenção dos bons profissionais.

Por sua vez, quando os bons funcionários pedem demissão, o cenário é chamado de turnover disfuncional. Essa é a pior situação para o seu negócio e que você precisa evitar ao máximo.

Como falamos, no mercado de TI o poder de decisão está mais nas mãos dos profissionais do que das empresas. Portanto, agora é a hora da sua empresa construir uma estratégia de retenção de talentos consistente!

A melhor forma de desenvolver essa estratégia é terceirizar a responsabilidade para uma empresa especializada em treinamentos em tecnologia e gestão de pessoas. Desse modo, você e sua equipe focam no essencial para o seu negócio, enquanto toda sua estrutura se qualifica.

Conte com a TargetTrust para desenvolver seus colaboradores, squads ou equipes a partir de treinamentos personalizados para o seu negócio. Confira algumas das demandas mais comuns em empresas de tecnologia:

• Programas de Retenção de Talentos

• Desenvolvimento de Trainees

• Qualificação entre Áreas

Clique aqui e agende uma reunião gratuitamente.

« Voltar para o início do blog