QAxQC

Entenda de uma vez por todas a diferença de QA para QC

Vive se confundindo sobre a diferença de QA para QC? Neste post, você irá aprender a diferenciar ambos os cargos/atividades (QA – Quality Assurance e QC – Quality Control), de 9 formas diferentes: Conforme suas definições, focos, objetivos, responsabilidades e muito mais. Contudo, caso o seu objetivo não seja o aprofundamento na área de Testes de Software e você deseja apenas conhecer um pouco mais sobre o assunto, pule para o final do post e assista a um vídeo onde o instrutor Roger Ritter, da TargetTrust, irá mostrar as principais diferenças entre QA e QC, em aproximadamente 3 minutos! Conteúdo baseada na ISO 9000

1- Definição

Logo de cara, já conseguimos identificar a principal diferença entre ambos tipos de atividades/cargos. O QA – Quality Assurance – Define-se como um conjunto de atividades para garantir a qualidade nos processos de desenvolvimento. Já, o QC – Quality Control – é um conjunto de atividades para garantir a qualidade dos produtos/sistemas. Sendo assim, já podemos imaginar qual será o foco de cada atividade.

2- Foco

O foco do testador/equipe que está envolvida com as atividades de QA é a prevenção de defeitos relacionados aos processos de desenvolvimento, em todas as etapas do desenvolvimento de um software.

O QC concentra-se em identificar e, em alguns casos, corrigir defeitos no software, buscando garantir a qualidade do produto. Na grande maioria dos casos e em projetos mais complexos, o QC poderá necessitar da ajuda da equipe de desenvolvimento. Contudo, em muitos casos, o QC pode realizar os ajustes por conta própria. Claro, desde que possua acesso ao código e possua as competências necessárias para realizar os devidos ajustes.

3- Objetivo

Levando em consideração a definição e o foco do QA e QC, podemos inferir que a diferença de QA para QC, com relação a objetivos finais,  é muito clara, ou seja, o QA tem o objetivo de melhorar os processos de desenvolvimento de um software, prevenindo defeitos; o QC tem a meta de identificar defeitos no produto final, já desenvolvido.

A esta altura, fica claro:

  • QA = Controle de qualidade nos processos de desenvolvimento de um software;
  • QC = Controle de qualidade no produto finalizado.

4- Como

OK, mas e no operacional, qual a diferença de QA para QC? Como eles desempenham suas atividades até seus objetivos finais.

Para o QA, é fundamental o estabelecimento de um sistema eficiente para a gestão da qualidade dos processos de desenvolvimento (todas as etapas do desenvolvimento de um software), visando sempre a melhoria contínua;

Para o QC, é essencial a utilização de ferramentas de Testes de Software para encontrar e eliminar as fontes de problemas relacionados a qualidade do software final.

5- Prevenção x Correção

De maneira simples:

  • O QA resume-se na prevenção de problemas de qualidade dos processos de desenvolvimento, através de atividades planejadas e sistemáticas.
  • O QC resume-se em atividades ou técnicas utilizadas para corrigir, tratar e manter a qualidade no produto.

6- Responsabilidade

Quem são os responsáveis pelas atividades de QA? e QC? Bom, quanto ao QA, pode haver um responsável principal pelas atividades de Quality Assurance, mas ele não deve ser o único encarregado. É de extrema importância que todos os envolvidos no projeto de desenvolvimento de software se preocupem e se envolvam com as atividades de Quality Assurance.

Agora, no caso das atividades de Quality Control, há uma equipe designada especificamente para este propósito: garantir um produto com qualidade de software.

7- A diferença de QA para QC em exemplos:

Agora veremos a diferença de QA para QC através de dois exemplos simples:

  • Verificação de um software:

A cada etapa de desenvolvimento finalizada, é realizado uma verificação sobre a etapa, pela equipe de QA, visando garantir a qualidade do processo em cada parte do ciclo de desenvolvimento de um produto.

  • Validação de um software:

No início do projeto de software, uma etapa de definição de requisitos para o sucesso do projeto foi realizada. Nesta etapa, requisitos foram definidos. Estes requisitos serão a base a ser utilizada para os testes de software a serem realizados pela equipe de Quality Control, para então, saber se o software está em conformidade com o seu objetivo inicial, desta forma, garantindo a qualidade de software.

8- Técnicas Estátisticas

A equipe de Quality Assurance – QA, em suas atividades irá utilizar-se de ferramentas estatísticas aplicadas aos processos de desenvolvimento de software. Por outro lado, de forma semelhante, o QC também irá contar com o auxilio de ferramentas estatísticas, no seu caso, voltadas à análise do produto final. Ambos visando métricas a serem apresentadas a um gerente/equipe.

9- Como uma ferramenta…

Se considerarmos QA e QC como ferramentas de uma empresa, no processo de desenvolvimento de sistemas, a principal diferença de QA para QC seria:

O QA seria uma ferramenta gerencial, voltada para a melhoria contínua dos processos de desenvolvimento de software. Onde o gerente do projeto de desenvolvimento poderá apoiar-se no decorrer do desenvolvimento de um sistema;

O QC seria uma ferramenta corretiva, voltada para a identificação de problemas e bugs no software já finalizado.

A diferença de QA para QC em 3 minutos [vídeo]

Que tal aprender mais sobre Testes de Software?

A TargetTrust possui uma linha completa de cursos para a área de Testes de Software, sendo uma das primeiras instituições de ensino a ofertar treinamentos específicos para o setor de qualidade de Software. Atualmente, a TargetTrust é reconhecida por abastecer o mercado de trabalho de TI com profissionais qualificados e aptos a trabalhar com excelência, não sendo diferente para a área de Testes de Software. Veja mais!

plugins premium WordPress