Por Rodrigo Mu em de de

Por que você precisa aprender DevOps

Por que você precisa aprender DevOps

Você certamente já ouviu falar em DevOps. Mas você sabe o que esse termo significa e qual o conceito que ele abrange? Ademais, você sabe por que precisa aprender essa abordagem que tem se tornado essencial para a TI? Nós respondemos essas e outras questões neste texto.

O termo DevOps vem da combinação das palavras desenvolvimento e operações. Apesar de abranger essas duas ideias, o conceito vai bem além. DevOps é uma abordagem de cultura, automação e design de plataforma cujo propósito é acelerar e otimizar processos. A ideia é fazer entregas de alta qualidade de forma mais rápida através de serviços de TI ágeis e interativos.

DevOps, em resumo, abrange comunicação, colaboração e infraestrutura. Isso inclui trabalho coletivo, aplicações modernizadas, uso de nuvem e muita análise de dados. 

Abaixo, listamos algumas características, conforme a Vertigo Tecnologia:

  • Velocidade e qualidade na entrega de valor; 
  • uso extensivo de automação para construção e testes;
  • redução dos períodos em que as aplicações ficam fora do ar (downtimes);
  • eliminação do atrito entre desenvolvedores; 
  • operação e redução do tempo para lidar com falhas.

O principal objetivo de DevOps é melhorar a comunicação de dois times essenciais: desenvolvedores de softwares e profissionais de infraestrutura. Para isso, as estruturas são modificadas, reorganizando as responsabilidades. Tais mudanças favorecem o trabalho dos times, garantindo fluidez e, claro, melhorando os resultados.

Por que aprender DevOps?

A cultura das organizações está mudando. Já falamos sobre métodos ágeis aqui e, assim como esses processos, DevOps acelera os processos e garante que a implantação das ideias seja harmoniosa. É claro que os resultados positivos não são apenas para equipe, mas também capazes de gerar valor para o usuário.

O trabalho de criar e aprimorar soluções tecnológicas exigem muito trabalho colaborativo, assim como escalabilidade e flexibilidade. É para ajudar nisso que entra o DevOps. Com esse conhecimento, as equipes ganham recursos utilizando autosserviço e automação. Desenvolvimento de códigos, testes e lançamento de aplicações acontecem organicamente e de forma dinâmica, melhorando a capacidade de lidar com a demanda.

Nosso curso de DevOps Tools

Nós sabemos que o conhecimento de DevOps é essencial. Por isso, oferecemos o curso de DevOps Tools. Nele, explicamos alguns conceitos essenciais como:

  • entrega contínua
  • feedback loop
  • automação de infraestrutura

Ademais, apresentamos as ferramentas mais usadas para realizar integrações contínuas, criando uma infraestrutura ágil e benéfica para o cliente, dentro de uma simulação real de produção.

O curso ainda ensina como implementar as ferramentas GitLab, Jenkins, Ansible, Terraform, Docker e Kubernetes. O aluno também aprende como gestionar uma plataforma de logs centralizado usando Elasticsearch e Kibana, além de implementar métricas de seus serviços usando Prometheus e Grafana.

Por fim, o objetivo é tornar os participantes capazes de gerenciar e configurar as principais ferramentas da área, bem como ter conhecimento para a tomada de decisão sobre os melhores softwares para o seu ambiente.

Entre em contato conosco para saber mais: atendimento@targettrust.com.br.

 

Sobre a TargetTrust

A TargetTrust tem como missão, desenvolver profissionais altamente qualificados nas áreas de TI e negócios, reconhecidos e valorizados pelo mercado, pela excelência na sua formação. 

Nosso objetivo é ser referência de qualidade e diferenciação na formação de profissionais da área de tecnologia no Brasil. Para fazer isso, temos pilares bem estruturados que focam na educação e no aprendizado. Eles são:

  • compromisso com o aprendizado do aluno;
  • eficácia na prestação de serviços;
  • ética e transparência nos relacionamentos;
  • constante atualização tecnológica;
  • relacionamento com o Mercado;
  • comprometimento;
  • evolução profissional e corporativa.

Confira os nossos cursos aqui!

« Voltar para o início do blog