11 Linguagens de Programacao para Garantir Emprego

[2021] 11 Linguagens de Programação para garantir emprego SEMPRE

Todo profissional busca por estabilidade financeira e crescimento na carreira. Para conseguir isso com naturalidade, é essencial conhecer as linguagens de programação que o mercado atual mais necessita. Sempre de olho nas tendências futuras, pois o mercado de tecnologia muda rapidamente.

Este artigo você está lendo é um dos mais populares no Blog da TargetTrust. A versão original foi publicada em 2015 e recebeu milhares de acessos!

Como nós estamos sempre atentos ao mercado, nós atualizamos o texto em 2021 para que contemple as linguagens de programação que continuam muito requisitadas e garantindo empregos, mesmo em um mundo cheio de reviravoltas causadas pela pandemia de Covid-19.

Portanto, leia a seguir as linguagens de programação que você precisa aprender caso deseje estar sempre empregado!

1. Java

Criada em 1991 pela Sun Microsystems (que foi adquirida pela Oracle Corporation em 2009), essa linguagem de programação foi originalmente pensada para televisões. É uma linguagem de programação orientada a objetos e uma das mais utilizadas pelas empresas na atualidade no desenvolvimento de aplicações WEB e Mobile. 

As principais características da Linguagem Java são: orientada a objetos, roda em várias plataformas, compilada, tipada e interpretada.

Para desenvolver aplicativos com  java é necessário possui JDK (Java Development Kit)  e para a execução de programas o JRE (Java Runtime Environment).

A Linguagem Java é usada para construir aplicações e plataformas para vários dispositivos, incluindo computadores, laptops, consoles, players de Blu-ray, sistemas de navegação para carros, dispositivos de monitoramento médico, parquímetros, terminais de loteria e smartphones.

Conheça nosso curso EaD (ao vivo) completo, com mais de 90 horas/aula, que te ensina tudo para desenvolver aplicações reais e produtivas utilizando Java. Clique aqui e inscreva-se agora!

2. PHP

O PHP tem como foco a criação de sites e aplicações Web. É uma linguagem de programação bastante comum. Estima-se que 1/3 da web a utilize, especialmente por conta do grande número de sites desenvolvidos no WordPress, o CMS mais popular do mundo.

3. CSS

Abreviatura para “Cascading Style Sheets,” CSS é uma polêmica linguagem de programação focada em design, formatação e layout de aplicações Web.

Por que polêmica?

A verdade é que toda linguagem de programação possui fãs e haters. A polêmica a respeito do CSS é que muitos não a consideram uma linguagem de programação. No entanto, instituições referência no mercado, como TIOBE e Redmonk, historicamente desenvolvem rankings de classificação das linguagens, e o CSS figura entre as principais.

 

Aprenda HTML, CSS, JavaScript e muito mais! Conheça agora o curso Primeiros Passos no mundo da TI.

4. C

Criada no início da década de 1970, a linguagem de programação C é uma das mais antigas e que continua sendo usada em larga escala. O primeiro manual, com 800 páginas, foi lançado em 1978, mostrando desde cedo que a linguagem tem grande utilidade.

A linguagem C tem como ponto forte a sua eficiência. Ela é bastante utilizada para desenvolver sistemas e softwares de base, embora também seja usada para o desenvolvimento de programas de computador.

5. C++

A linguagem de programação C é uma verdadeira referência no mercado de TI. Ela é tão influente no ramo que originou diversas variações, como C++, C# e Objetctive-C. Essas sucessoras utilizam conceitos da linguagem original, mas contam com novas funcionalidades.

Por ser originada da C, a C++ é utilizada para as mesmas finalidades na Ciência da Computação e na programação. Também é interessante destacar o uso de C++ em jogos de videogames e aplicações muito usadas no dia a dia, como o Mozilla Firefox e produtos da Adobe.

6. C#

Mais uma das linguagens de programação originadas da C, a C# (C Sharp) foi criada em 2000 pela Microsoft e é uma das mais úteis para usar no .NET Framework. De acordo com o seu criador, Anders Hejlsberg, o C# é mais similar à C+++ do que à Java.

Você pode estar se perguntando: vale o esforço de estudar C se existem variações mais atuais? A verdade é que existem pontos de vista divergentes. Alguns consideram que não vale. Outros entendem que aprender a base de tudo – C – é fundamental e facilita muito o uso das linguagens sucessoras.

Nós da TargetTrust acreditamos que todo conhecimento é sempre útil e bem-vindo!

7. JavaScript

JavaScript (JS) é uma linguagem de programação extremamente popular e utilizada prioritariamente em aplicações web. Apesar do nome, o JavaScript não possui relações diretas com a linguagem de Programação Java, da Oracle.

O JS roda na maioria das aplicações Web, mas também recebe muita oposição por retardar navegadores e, em alguns casos, expor usuários a vulnerabilidades de segurança.

Torne-se um profissional completo com a formação Primeiros Passos Full Stack. Clique aqui e conheça o curso com mais de 200 horas/aula que te ensina as principais funcionalidades e frameworks de JavaScript.

8. Python

Python foi criada em 1991 e é amada pelos seus fãs graças ao seu código altamente legível. Muitos programadores sugerem que é a linguagem de programação mais fácil para se começar a programar. Também é considerada versátil por ser útil tanto para projetos pequenos como desenvolvimentos de larga escala.

9. Kotlin

A Kotlin teve sua primeira aparição em 2011, mas só foi lançada oficialmente em 2016. É uma linguagem de programação interoperável com Java e que suporta linguagens de programação funcionais.

Kotlin é amplamente usada para desenvolver aplicativos para Android, Web, Desktop e server-side.

10. Swift

Criada em 2014 pela Apple em código aberto (open-source), a Swift é bastante utilizada para aplicações Mac e Linux. É considerada uma linguagem de programação fácil de aprender e suporta praticamente tudo desenvolvido em Objective-C.

11. Go

Também conhecida como Golang, a Go foi criada em 2007 pelo Google para ser utilizada em Interface de Programação de Aplicações (Application Programming Interface – API) e aplicações Web.

Recentemente se destacou no mercado por ser simples e capaz de atender grandes redes e bases extensas de código. Por isso está sendo uma das linguagens de programação que cresce mais rapidamente no mundo da TI.

As mudanças nas linguagens de programação mais buscadas no mercado

Como mencionamos no começo do texto, este artigo foi originalmente escrito em 2015. Da lista original para cá, estas foram as linguagens de programação que perderam um pouco da notoriedade: Perl, Objetive-C, Visual Basic, Ruby e R.

O mercado de TI muda rapidamente. Entretanto, isso não significa que todas linguagens de programação que destacamos em 2015 deixaram de ser interessantes no mundo dos negócios. Java, JavaScript, CSS, PHP, Python e C continuam muito relevantes!

As linguagens de programação que ganharam notoriedade nesse meio tempo e estão presentes neste artigo são C++, C#, Kotlin, Swift e Go.

 

Confira alguns dos nossos cursos abaixo:

plugins premium WordPress
LOGO

Fundamentos de IA para Negócios

Descubra os Fundamentos de IA para Negócios e se destaque no mercado!

Próxima turma: 27/05/2024