Por TargetTrust em de de

Como funciona um banco de dados Oracle?

Como funciona um banco de dados Oracle?

O banco de dados Oracle é um dos produtos mais utilizados para atender às necessidades das aplicações corporativas. Ele busca os melhores resultados dentro de todo o processo de programação, entregando ótimas informações para a linguagem utilizada na empresa.

Dessa maneira, como todo bom banco de dados, o Oracle exige um grande investimento para a utilização completa de todos os seus recursos e um bom DBA – Database Administrator, mas o gasto é compensador, muito por conta dos resultados que serão oferecidos.

Portanto, se você procura um banco de dados com as possibilidades mais completas, o Oracle é a pedida certa! No texto abaixo, abordamos todas as informações essenciais sobre o seu funcionamento, para esclarecer possíveis dúvidas. Confira!

Para que serve o sistema Oracle?

Uma boa corporação precisa contar com um excelente sistema para otimizar os processos de administração. Assim sendo, não é raro encontrarmos empresas que trabalham com mais de um ambiente, com um custo elevado de uso e de manutenção.

Desse modo, ter um bom DBA Oracle ajuda a empresa a definir corretamente os padrões da administração, além de adequar, estruturar e melhorar o ambiente de trabalho, fazendo um bom uso dos recursos do sistema para as organizações do negócio.

Em resumo, o banco de dados Oracle potencializa a performance do ambiente computacional de uma empresa, garantindo o cumprimento das mais diversas demandas e o uso eficiente dos sistemas já utilizados por ela.

Isso facilita, e muito, a possibilidade dos diversos setores da empresa localizarem as informações mais relevantes para o bom andamento das atividades. Ter os dados concentrados em um único local evita o surgimento de maiores riscos processuais.

Bancos de dados conectáveis

O banco de dados Oracle faz uso de uma infraestrutura de CONTAINER que é capaz de consolidar o gerenciamento de diversos bancos de dados como se fosse um só, potencializando desempenho, capacidade e a perspectiva de todas as operações necessárias. Além disso, reduz o consumo utilizado pelo servidor e que, por consequência, possibilita um melhor retorno sobre investimentos (ROI) em relação às tecnologias de middleware.
 

Dessa maneira, além de aumentar a utilização de todos os recursos do servidor, o DBA Oracle reduz o tempo que seria normalmente utilizado para atualizar e recuperar o banco de dados, além da realização de backups, dinamizando as tarefas.

Outra vantagem proporcionada pelo seu uso é a possibilidade de clonagem e provisionamento dos bancos de dados. O Oracle é uma das plataformas mais indicadas para a realização e desenvolvimento de testes dos bancos de dados nas nuvens.

Como funciona um banco de dados Oracle?

O  banco de dados, através das suas diversas transformações, possibilitou a evolução da linguagem PL/SQL (Procedural Language/Structured Query Language). Isso foi essencial para acelerar não apenas o tratamento, mas a persistência dos dados.

Desse modo, o DBA Oracle usa os conhecimentos de modelagem de dados e de aplicações práticas de scripts SQL e PL/SQL do Oracle e da lógica de programação unificada para a junção aos comandos nativos SQL utilizados pelo banco de dados.

linguagem PL/SQL oferece interações utilizando a lógica de programação entre o banco de dados, além de proporcionar a implementação de chamadas por procedimentos armazenados com outros tipos de linguagens como Java e PHP, entre várias outras.

Assim sendo, a linguagem PL/SQL utilizada pelo Oracle facilita todo e qualquer desenvolvimento de scripts, oferecendo maior desempenho e um custo melhor em relação aos outros tipos de linguagem, evoluindo os processos da empresa e otimizando o trabalho do DBA Oracle..

Como se definem os tipos de dados?

O Records é utilizado pelo Oracle como uma espécie de placeholder (ou espaço reservado), cuja utilidade é oferecer tipos de dados compostos que são direcionados para o armazenamento de diferentes informações.

Desse modo, cada um dos records possui um valor determinado e são facilmente visualizados em uma linha de dados da tabela dessas informações, proporcionando todos os dados referentes a esses procedimentos.

Se você quer saber mais sobre o banco de dados Oracle e se especializar como Database Administrator – DBA (Administrador de banco de  dados) confira os cursos da nossa Formação Banco de Dados Oracle EaD ao Vivo – 120 horas.

Por que escolher a Targettrust? Porque estamos há 28 anos desenvolvendo profissionais para o mercado de Tecnologia, Negócios e Inovação. Temos em nosso coração a missão de desenvolver profissionais altamente qualificados em TI e negócios, que sejam reconhecidos e valorizados no mercado pela excelência em sua formação.

Também apoiamos a diversidade na TI através de um programa de desconto para mulheres, pessoas pretas e/ou pardas. Conheça! ✊🏻✊🏽✊🏿

Invista na sua carreira hoje 🤩

Autor: TargetTrust

Escola de TI e negócios com mais de 25 anos de tradição em formar profissionais qualificados e preparados para o mercado de trabalho. Agora, com aulas EAD para o contínuo aprendizado de nossos alunos! :) #vempratt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS

« Voltar para o início do blog