Por TargetTrust em de de

A importância da diversidade e mais mulheres na TI

A importância da diversidade e mais mulheres na TI

Um ambiente de trabalho com mais diversidade, formado por diferentes tipos de pessoas, é mais saudável e traz impactos até mesmo na lucratividade da empresa em geral. Veja como a presença de mulheres na TI pode aumentar a produtividade.

Segundo dados da Thoughtworks o perfil dos profissionais de tecnologia do Brasil é de 68% homens e apenas 31,7% de mulheres na tecnologia.

Já estudos do censo IBGE 2021, apontam que apenas 17% dos empregos na área de TI são ocupados por mulheres.

O fato que a diversidade no trabalho traz mais lucro é comprovado de forma científica. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) revelou que empresas com diversidade possuem de 5% a 20% mais lucros.

Descubra como aumentar o número de mulheres no mercado de TI pode apresentar benefícios à empresa.

Vantagens da diversidade na TI
Se as informações já citadas ainda não te convenceram, aqui vão as principais vantagens de ter uma empresa com diversidade. De forma resumida, é claro, porque são muitas vantagens.

Aumento da criatividade
Diversidade significa aumento de visões e opiniões no trabalho. Pessoas diferentes têm origens, características e pontos de vistas únicos que podem aumentar a qualidade da empresa. Um ambiente com mais diversidade propicia o surgimento de novos conceitos e abordagens.

Redução de conflitos
Uma empresa com diversidade é uma empresa mais equilibrada e inclusiva, portanto, tem menos conflitos e bullying ocupacional. Dessa forma, opiniões e visões ganham força e não são ignoradas.

Um dos fatores, é a convivência social mais harmoniosa, coisa que é rara de acontecer quando um gênero prevalece sobre o outro, sendo o gênero em minoria alvo frequente de chacotas e gozações.

Diminuição de rotatividade
Um ambiente com mais diversidade representa menor rotatividade e, consequentemente, manutenção de talentos. Bons profissionais, principalmente na área de TI, são cada vez mais escassos, portanto é importante ter um ambiente de trabalho que favoreça a permanência de talentos.

Se estas vantagens de ter a diversidade no ambiente de trabalho na área de TI não foram suficientes, saiba que a falta de diversidade pode apresentar inúmeras consequências negativas. Para começar, a empresa, a depender do caso, pode sofrer penalidades administrativas, como multas, ou até mesmo ações judiciais solicitando danos morais.

Não que seja legalmente obrigatório ter uma porcentagem de pessoas determinado gênero, mas acontece que ambientes de trabalho com pouca diversidade são muitas vezes agressivos e conflituosos.

Como aumentar a representatividade de mulheres na TI?

Apenas aumentar o número de mulheres na TI não é suficiente. É necessário que as mulheres tenham real participação nas atividades da empresa. Trata-se de um processo que começa já nas entrevistas, ao eliminar vieses inconsistentes que possam causar incômodos às mulheres nesta fase de entrevistas.

Além, em todas atividades da empresa as mulheres devem ser ouvidas e terem acesso a programas de incentivo, como cursos de TI.

Sabendo da pouca representatividade feminina no mercado de ti estamos está oferecendo capacitação profissional com 25% de desconto para qualquer curso ou formação! Aprender a programar é possível. Veja como se tornar uma desenvolvedora web com a formação Primeiros Passos Full Stack

A Targettrust atua há 28 anos na formação de novos talentos na área de TI. Conheça mais sobre os nossos cursos agora mesmo!

Autor: TargetTrust

Escola de TI e negócios com mais de 25 anos de tradição em formar profissionais qualificados e preparados para o mercado de trabalho. Agora, com aulas EAD para o contínuo aprendizado de nossos alunos! :) #vempratt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS

« Voltar para o início do blog